da interação que tem com o saber e das relações que ela estabelece, implica, necessariamente, em colocar esta pessoa - no caso, o aluno - diante de uma situação que evolua de modo que, a única forma de se obter os resultados esperados, seja passando pelo conteúdo que o professor pretende que seja discutido.
Nesta perspectiva, o aluno aprende fazendo, discutindo e significando um conteúdo matemático por meio da situação que, inicialmente, se propôs a investigar. Para exemplificar esta ideia, proponho que assista ao vídeo "Aprender fazendo"
Fórum 01
Aprender matemática requer do aluno interesse, investigação e reflexão. Para que o mesmo realize tais ações acerca dos conteúdos matemáticos, estes devem ser apresentados por meio de situações que motivem o aluno. Estas situações é que significam o conteúdo matemático. Eis, então, uma das muitas atribuições importantes do professor: criar em sala de aula um ambiente propício para a aprendizagem matemática, com situações ricas, desafiadoras e contextualizadas.
Neste ambiente de aprendizagem, as velhas práticas de sala de aula que levavam os alunos a reproduzirem e treinarem uma Matemática, muitas vezes tida como pronta e acabada, não existem mais. Há uma mudança de paradigma de um ensino voltado à reprodução para um ensino voltado à criação e à construção.
Questões para reflexão:
Até quando a Matemática ensinada nas escolas terá utilidade apenas no contexto escolar? Até quando a Matemática da rua será ignorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática? Ensinar a fazer continhas é ensinar Matemática?
Tópico: Fórum 01
Data: 09-05-2017